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Estratégia para um website profissional

Na era digital de hoje, criar um website profissional e construir uma sólida presença online é crucial para as empresas, independentemente da sua dimensão. Um website bem projetado e otimizado pode ser a coluna vertebral dos seus esforços de marketing, atraindo clientes e impulsionando o crescimento das vendas.

Mas construir um website profissional é um processo exigente que implica uma abordagem multifacetada, capaz de, por um lado, ser intuitivo e comunicativo com os clientes, promovendo objetivos de negócio como contactos ou vendas, e, por outro, ter a estrutura técnica que permita ao próprio website ter visibilidade online de forma a captar tráfego.

Independentemente das ações promocionais e de marketing que se possam desenhar para dar visibilidade, um website profissional deve cumprir com uma série de parâmetros técnicos no âmbito de denominado SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimização para os motores de busca. Essa é a base técnica sobre a qual assentará a estratégia de divulgação e promoção do seu site junto dos potenciais clientes.

Defina objetivos e público-alvo

Antes de mergulhar no desenvolvimento de sites, é vital definir seus objetivos e identificar seu público-alvo. Considere o que você deseja alcançar com seu site, seja gerar leads, aumentar as vendas ou estabelecer credibilidade. Compreender os dados demográficos, os interesses e o comportamento on-line do seu público-alvo ajudará a adaptar seu site às necessidades e preferências dos visitantes, catapultando os resultados.

Esta identificação será fundamental para estabelecer o mood do website, nomeadamente aspetos relativos ao design, cores utilizadas, tipografia e até o estilo de interação. Por exemplo, um site mais corporativo deverá evitar excessivas animações, enquanto um site com objetivos mais centrados no lazer e entretenimento, receberá melhor esta tipologia de recursos.

Estratégia de conteúdo

A pesquisa de palavras-chave é a base do desenvolvimento de sites otimizados para SEO. Identifique as palavras-chave e frases relevantes que seu público-alvo usa para encontrar empresas como a sua, utilizando ferramentas específicas para o efeito. Há várias disponíveis, como o SEMrush Hrefs ou Moz. O objetivo será identificar palavras-chave valiosas com alto volume de pesquisa e concorrência moderada.

Estas são ferramentas que exigem know-how técnico bastante específico, razão pela qual deve ponderar contratar serviços especializados. Terá seguramente uma abordagem mais profissional e poderá assim poupar tempo para outras tarefas essenciais para a sua empresa.

Um website profissional deve ter uma estratégia de conteúdo alinhada com as palavras-chave relevantes para o negócio e cumprindo uma série de boas práticas de escrita otimizada para SEO. Mas lembre-se que está a falar pessoas reais. Os conteúdos devem ser, antes de mais, pensados para uma fácil compreensão e leitura por parte dos visitantes.

Design “user friendly”

Um design de site amigável é essencial, tanto para os mecanismos de pesquisa como para os visitantes. Opte por um layout limpo e intuitivo, visualmente atraente e fácil de navegar. E certifique-se de que seu site é responsivo, ou seja, adaptável aos diferentes formatos de dispositivos móveis, pois esta compatibilidade é também um fator de classificação crucial nos algoritmos dos mecanismos de pesquisa.

Organize o conteúdo do seu site usando categorias lógicas e menus de navegação claros. Os conteúdos devem estar acessíveis com poucos cliques e o visitante deve ter uma experiencia intuitiva e até imersiva ao “surfar” pelo website. Hoje em dia, as técnicas UI/UX, no fundo os aspectos de usabilidade num website profissional, são também essenciais para o sucesso.

Otimização técnica num website profissional

Do ponto de vista da otimização técnica das páginas, fundamental para melhorar as classificações nos mecanismos de pesquisa, deve prestar atenção aos seguintes elementos e assegurar que quem está a desenvolver o website ou a colocar conteúdos cumpre com estes princípios básicos:

SEO Onpage

  • Tags de título: inclua palavras-chave relevantes e mantenha-as com menos de 60 caracteres.
  • Descrições meta: escreva descrições concisas e atraentes que atraem os utilizadores a clicar.
  • Tags de cabeçalho: use tags H1 para títulos principais e tags H2-H6 para subtítulos. Utilize apenas um H1 por página e cumpra uma estrutura hierárquica coerente.
  • Otimização de imagem: comprima imagens para velocidade de carregamento mais rápida e inclua tags alt com texto descritivo.
  • Links internos: conecte páginas internas do site usando texto âncora relevante.

Velocidade e Desempenho

A velocidade do site é crucial para a experiência do utilizador e para as classificações dos mecanismos de pesquisa. Otimize o desempenho do seu site, começando pelos seguintes pontos:

  • Comprimir imagens e usar formatos mais recentes.
  • Minimizar arquivos CSS e JavaScript.
  • Ativar o cache do navegador.
  • Utilizar uma rede de entrega de conteúdo (CDN).

Para verificar a atual performance do seu website, pode utilizar a ferramenta Pagespeed Insights, disponibilizada de forma gratuita pela Google. Se pretender uma auditoria mais estrutura e profunda, que avalia todos os aspectos SEO do seu site, pode procurar apoio especializado. Na LDdesign também disponibilizamos este serviço. Pode contactar-nos preenchendo o formulário na página de contactos.

Construa Autoridade e monitorize a utilização

Um dos principais objetivos dos motores de pesquisa é entregarem os melhores resultados para quem faz buscas. Ao longo dos anos, os algoritmos têm vindo a evoluir e a integrar novos parâmetros de análise para determinar os rankings. Hoje em dia têm em atenção aspectos qualitativos de utilização (níveis de tráfego, tempo em página, etc) e também o grau de Autoridade temática de um website.

Fortalecer este indicador irá facilitar os seus esforços de posicionamento. Em concreto, há dois aspectos fundamentais para construir Autoridade: ter backlinks de qualidade e ter conteúdos de qualidade no seu nicho específico.

Para avaliar a atual Autoridade do seu site, pode utilizar esta ferramenta gratuita denominada Website Authority Checker.

Backlinks de qualidade

Construir backlinks de alta qualidade para o seu site é crucial para melhorar os níveis de Autoridade, reforçando a visibilidade nos resultados de pesquisa. Concentre-se em adquirir links de sites respeitáveis e relevantes relacionados com o seu setor de atividade. O guest blogging, a criação de conteúdo valioso e o envolvimento com influenciadores são estratégias eficazes para a criação de links.

Este ponto é essencial, pois funciona como uma espécie de voto positivo para os motores de busca. Se outros sites linkam para o nosso, os motores de busca vão identificar isso como um atributo de qualidade dos nossos conteúdos.

Mas é muito importante que esses websites sejam eles próprios credíveis. NJá lá vai o tempo em que se comprava backlinks a torto e a direito. Os algoritmos atuais são inteligentes e percebem as origens. Uma estratégia demasiado agressiva, inclusivamente, pode funcionar ao contrário, virando-se o feitiço contra o feiticeiro.

Atualize o site regularmente

Um site é uma entidade dinâmica que requer atualizações e otimização regulares. Mantenha o conteúdo atualizado e, se possível, acrescente novos conteúdos periodicamente. Estes devem ter qualidade e estarem escritos de forma SEO friendly. Os motores de pesquisa vão perceber esse dinamismo e interpretá-lo como um fator positivo.

Uma estratégia de conteúdos de qualidade com publicação regular é fundamental para manter vivo um website profissional e para satisfazer as exigências dos motores de busca. Este é um trabalho de longo prazo que implica estratégia em termos de keyword research, procurando oportunidades de ranking, e capacidade para otimizar os conteúdos.

Mais uma vez, se não tiver tempo ou não se sentir confortável com esta tarefa, pois tem um grau de exigência elevado e um know-how muito específico, pode procurar profissionais especializados que poderão aconselhá-lo ou mesmo implementar a estratégia em termos concretos.

Monitorização Analytics

A compreensão de um website profissional passa também pela recolha e compreensão dos dados de utilização. Felizmente, temos hoje ao dispor uma série de ferramentas de análise muito eficazes e que não implicam custos. Certifique-se que o seu Web developer integra os códigos necessários para ter uma ligação ao Google Analytics, onde poderá visualizar todos os dados do website, e também à Search Console, uma ferramenta mais específica para verificar o tráfego orgânico, ou seja, aquele que resulta precisamente das buscas nos motores de pesquisa.

Uma análise de dados elaborada de forma profissional irá permitir tomar as melhores decisões em relação ao seu website, identificando pontos críticos de melhoria não apenas em relação ao website em si mas também no que diz respeito à própria estratégia digital, percebendo quais os canais de aquisição que estão a funcionar, em que dispositivos os utilizadores acedem, etc. Com isso, terá informação concreta para poder decidir alterações e melhorias.

Conclusão:

Construir um website profissional é uma tarefa que implica observar um conjunto alargado de parâmetros técnicos, assegurar otimizações ao nível das funcionalidades, design e conteúdos, assim como implementar estratégias que possam consolidar a presença digital.

Neste artigo deixámos os pontos mais essenciais que deve garantir ou exigir a quem lhe está a desenvolver um site e também as preocupações fundamentais para garantir um crescimento online sustentado e de longo prazo.

Pondere recorrer a profissionais especializados, tanto na fase de construção como de manutenção e alimentação de conteúdos, pois uma abordagem qualificada irá trazer resultados concretos para potenciar o seu negócio.