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Estratégia e técnicas SEO

A implementação de estratégia e técnicas SEO é essencial para determinar o sucesso da presença digital das empresas online, nomeadamente no âmbito das classificações nos motores de busca.

O posicionamento nos rankings SERP (Search Engine Page Results) é um ambiente altamente competitivo, no qual, face aos modernos algoritmos, apenas os websites otimizados conseguem verdadeiramente posições de relevo.

Alguns estudos apontam mesmo que 75% das pessoas não passam sequer da primeira página do Google e que 25% clica logo no primeiro resultado. Isto mostra bem a importância do SEO e a necessidade incontornável de implementar uma estratégia e as melhores práticas para favorecer as classificações.

Para aproveitar todo o potencial do SEO, é essencial ter em atenção três aspectos: SEO técnico, SEO na página e SEO fora da página. Este artigo traz-lhe a informação indispensável para que possa introduzir uma lógica SEO friendly no seu website.

1 – SEO técnico: a espinha dorsal

O SEO técnico refere-se à otimização dos aspectos técnicos de um site para melhorar sua visibilidade e capacidade de rastreamento pelos mecanismos de pesquisa. Está focado em melhorar a estrutura do site, a velocidade, a compatibilidade com dispositivos móveis e a experiência geral do utilizador.

1.1 – Desempenho do site

Os mecanismos de pesquisa dão prioridade aos sites que oferecem uma boa experiência de utilizador. A otimização de elementos como velocidade da página, compatibilidade com dispositivos móveis (design responsivo) e implementação de boas práticas de acessibilidade são aspectos que os mecanismos de pesquisa têm em consideração na hora de atribuir os rankings.

Em muitos casos, estes parâmetros estão ligados à capacidade do próprio servidor. Deve garantir que tem um alojamento de qualidade, assegurando igualmente todos os requisitos em termos de segurança. Procure um fornecedor credível, com provas dadas, e, se necessário, estabeleça uma parceria com um profissional que possa fazer a gestão do hosting.

Entre outros aspectos, deve assegurar que:

  • O website corre sob o protocolo https, um mecanismo de segurança que é hoje absolutamente indispensável. Sem isso, esqueça a sua classificação nos rankings dos motores de pesquisa.
  • As imagens estão otimizadas, não tendo dimensões desnecessárias e sendo comprimidas para Web. Procure também utilizar formatos mais recentes, concretamente WebP. As imagens são dos elementos mais pesados de um website e fazer o seu tratamento e dimensionamento irá poupar muitos recursos quando o site é apresentado aos browsers.
  • O código está otimizado. Este ponto é bastante mais difícil de concretizar, mas a verdade é que o próprio código, a sua estrutura e tamanho, é também um fator que influencia a velocidade do site. Hoje em dia, utilizam-se técnicas para ter um DOM (Documento Object Model) mais reduzido, por exemplo a utilização de containers em vez de divs e colunas. O DOM é uma API de programação para documentos html e xml que define a estrutura lógica dos mesmos e a forma como são acedidos e manipulados.
  • Que os arquivos CSS e JavaScript são minimizados. Este é um ponto sempre muito focado nas análises de velocidade feitas pela Google, sendo um erro recorrente em grande parte dos websites.
  • A cache do navegador está ativada. Isto irá permitir que quem já visitou o site antes tenha velocidades de acesso superiores, pois alguma da informação estará guardada em memória e não necessitará de novo carregamento de origem.
  • É utilizada uma rede de entrega de conteúdos (CDN). Tal irá garantir que a entrega da informação é feita de forma geograficamente mais próxima, diminuindo latências e, com isso, aumentando a velocidade de carregamento do site.

Na LDdesign levamos esta questão muito a sério quando implementamos websites. Mais do que palavras, aqui ficam os resultados do teste para o nosso próprio Website na versão desktop:

Resultados pagespeed insight de lddesign

1.2 – Indexação e rastreamento

Otimizar o ficheiro robots.txt, mapas de site XML e a própria arquitetura do site são técnicas SEO que garantem que os mecanismos de pesquisa podem rastrear e indexar com eficácia as páginas do seu site, tornando-as mais rapidamente detectáveis nos resultados da pesquisa.

O objetivo é “facilitar” a vida aos próprios crawlers dos motores de busca, os quais acedem ao website e têm de o compreender. Quanto mais fácil for esta tarefa, mais rapidamente as páginas serão indexadas e os seus conteúdos percebidos, o que também ajudará na distribuição feita pelos motores de pesquisa.

É muito importante que o conteúdo esteja devidamente categorizado com as respetivas marcações de html, pois isso irá permitir ao crawler uma leitura simplificada do seu website. A ideia é criar uma lógica em que a arquitetura de informação está estruturada por ordem de prioridade.

Assim, o título mais relevante deve ser marcado como H1 e deve apenas existir um por página. Já os títulos de segundo grau podem coexistir na mesma página e devem ser marcados como H2”. E por aí em diante, consoante a relevância da informação. Para o texto comum, utilize a marcação html como parágrafo.

Para além destas técnicas SEO, pode, e deve, fazer uso de alguns recursos que ajudarão na indexação. Utilize a Google Search Console para fazer upload de um sitemap, pois isso irá acelerar o processo de rastreamento e a compreensão do seu site por parte dos motores de pesquisa.

Esta é uma ferramenta gratuita e muito importante para gerir o tráfego orgânico do seu site, ou seja, as visitas que acontecem através dos mecanismos de busca. Disponibiliza uma série de informações fundamentais, entre as quais os níveis de indexação, a adaptabilidade a dispositivos móveis e até as buscas que as pessoas fazem para encontrar o seu site, o que lhe pode dar excelente ideias para conteúdos.

Deve também seguir as diretrizes de acessibilidade. Estas técnicas melhoram a experiencia do utilizador e demonstram um compromisso com a diversidade e inclusão, algo que será bem visto pelos motores de busca. Pode fazer uma avaliação deste e de outros parâmetros SEO na Google Pagespeed Insights.

2 – SEO onpage: conteúdo relevante e envolvente

O SEO na página envolve a otimização de páginas web individuais para melhorar sua visibilidade nas classificações dos mecanismos de pesquisa. Concentra-se essencialmente na qualidade e relevância do conteúdo, utilização de palavras-chave e nas denominadas meta tags.

2.1 – Palavras-chave

Ter uma estratégia de palavras-chave é essencial enquanto estratégia para melhorar os posicionamentos do seu site e encontrar novas oportunidades de ranking. Embora a Google afirme cada vez mais que o seu foco não está nas keywords e que o que verdadeiramente lhe interessa é a relevância dos conteúdos, esta continua a ser uma técnica fulcral para decidir a sua abordagem de conteúdos.

Será seguramente muito difícil classificar em algumas palavras-chave, as quais estão já conquistadas por websites de prestígio e que também fazem o seu trabalho de casa, implementando as suas próprias técnicas SEO e estratégias de melhoria.

Um site mais recente terá porventura maior sucesso concentrando-se em keywords de nicho, procurando áreas onde os níveis de dificuldade para rankear são menores. São as denominadas long-tail keywords e por vezes será a melhor abordagem se quiser alcançar posições cimeiras.

Veja este exemplo abaixo para as buscas “vinho português” e “vinho português casta touriga nacional”. Verá que os resultados são totalmente distintos:

Comparacao SERP vinho

São palavras-chave com um número mais reduzido de procuras, mas como vimos acima é fundamental estar na primeira página, razão pela qual esta estratégia de nicho pode ser a melhor escolha, pelo menos numa fase inicial ou enquanto o website não tiver níveis de Autoridade elevados. Isto implica todo um trabalho de keyword research e uma sólida estratégia de content marketing.

Para entender a importância da construção deste nível de Autoridade, leia o ponto seguinte:

2.2 – Autoridade e relevância dos conteúdos

É importante explicar que uma das atualizações do algoritmo Google, de nome EAT (Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness), concentra-se precisamente nos níveis de Autoridade de um website e constitui hoje em dia um dos principais fatores de ranking.

O negócio da Google, e dos restantes mecanismos de busca, já agora, é entregar a melhor resposta ao utilizador. Daí o crescente foco não apenas na experiencia do utilizador mas também na qualidade dos conteúdos. A Google pretende entregar websites credíveis, com autoridade nos temas e informação relevante.

Os níveis de Autoridade são construídos essencialmente de duas formas: através do chamado link building (aspecto que será analisado no ponto seguinte) e através da qualidade dos conteúdos. Estes devem, assim, ser informativos e/ou envolventes, alinhando com a intenção de pesquisa dos utilizadores. E devem também, como já vimos acima, estar estruturados com uma arquitetura lógica de títulos, sub-títulos, etc. Isto facilita a vida aos crawlers mas também a leitura e compreensão dos conteúdos por parte dos utilizadores. Mais uma vez, isso será reconhecido de forma positiva pelos motores de busca.

Para melhor orientar o potencial visitante, deve também assegurar que os conteúdos são apresentados nos resultados de pesquisa de forma clara. Otimizar os tamanhos dos títulos e acrescentar meta-descrições ajudará as pessoas a perceberem os conteúdos do website quando estão na página de resultados da sua procura.

Isso irá favorecer a taxa de cliques (CTR), aumentando o tráfego orgânico e ajudando nos rankings, pois uma taxa elevada significa que as pessoas ficam interessadas na página e naquela informação. Tendencialmente, os motores de pesquisa irão apresentar a página mais vezes e em melhores posições, pois parecem cativar os internautas.

Uma última nota para referir que a Google também percebe se o site está a ser atualizado e se recebe regularmente novos conteúdos. Uma boa forma de construir Autoridade e encontrar novas oportunidades de ranking orgânico é desenvolver um blog, no qual, através de uma estratégia de content marketing bem formatada, pode publicar periodicamente conteúdos relevantes. Fazendo-o de forma otimizada para SEO, irá ganhar visitas e construir autoridade temática na sua área de negócio.

3 – SEO offpage: link building e engagement

O SEO fora da página concentra-se na otimização de fatores externos que influenciam as classificações nos mecanismos de pesquisa. Envolve principalmente a aquisição de backlinks, ou seja, outros websites que ligam ao nosso, e sinais de social media.

3.1 – Backlink Building

Os mecanismos de pesquisa consideram os backlinks como votos de confiança de outros sites. No fundo interpretam que, se outros sites estão a ligar ao nosso, é porque os nossos conteúdos são importantes e relevantes. Ganhar backlinks estabelece a autoridade do seu site, levando a melhores classificações de pesquisa.

Esta é, desde há muitos anos, a “fórmula mágica” com que os mecanismos de busca avaliam a credibilidade de um site. Mas é importante que esses sites que ligam ao nosso, denominados em Marketing Digital como Referrals, sejam eles próprios credíveis. Já lá vai o tempo em que se compravam links a torto e direito. Mais do que quantidade, importa garantir a sua qualidade.

O link building é uma componente decisiva, mas também por isso das técnicas SEO mais difíceis de implementar, uma vez que não está apenas dependente da nossa vontade ou controlo. Tente estabelecer parcerias para troca de backlinks com entidades reconhecidas e websites credíveis e mantenha o “pé no acelerador” no que diz respeito à publicação de artigos com conteúdos relevantes, pois estes também podem vir a conquistar backlinks de forma natural e espontânea.

3.2 – Sinais sociais

A envolvência das redes sociais é outro dos fatores que favorece o SEO. O engagement típico de likes e comentários, ou os conteúdos partilhados afetam indiretamente o SEO. Quando o seu conteúdo é discutido em plataformas de redes sociais, aumenta a visibilidade do seu site e o reconhecimento da marca. Potencialmente, está a gerar mais links de entrada de tráfego.

Conclusão:

SEO técnico, SEO na página e SEO fora da página formam em conjunto a base de uma estratégia abrangente de progresso na capacidade de ranking. Cada técnica SEO desempenha um papel vital na melhoria da visibilidade do site da empresa, tráfego orgânico e sucesso online.

O SEO é uma missão de longo prazo. Se cumprir com todas as boas práticas, será recompensado nas classificações e será capaz de gerar tráfego de qualidade. Na verdade, enquanto canal de aquisição, a componente orgânica apresenta tradicionalmente elevados níveis de interação e conversão, razão pela qual deve fazer parte dos seus esforços de Marketing Digital.